quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ciclo de Vida- Revoada e fundação da colônia

A colônia de formigas é uma sociedade formada exclusivamente por fêmeas, exceto no período pré-nupcial, quando nascem os machos.

A reprodução das saúvas é um fenômeno altamente sincronizado. Quase todos os cruzamentos ocorrem num intervalo de cerca de uma semana, para todo o Estado de São Paulo (podendo ocorrer algumas variações dependendo do clima de cada região).

Em meados de outubro, num dia quente e ensolarado com fortes chuvas de véspera, centenas de içás e bitus (fêmeas e machos férteis e virgens) deixam os ninhos em que nasceram para encontrarem parceiros sexuais. Ambos são alados e ao saírem pelos olheiros, procuram um local alto, como um galho, e começam a aquecer a musculatura das asas para em seguida decolarem. Fazem então o vôo nupcial.

 

É no ar que ocorre a cópula e cada fêmea pode copular com até 5 machos.  Ao caírem no chão, os machos se unem numa sombra e morrem após algumas horas, enquanto as fêmeas, já fecundadas, procuram um local adequado no solo para iniciar a escavação da sua própria colônia. Ela livra-se das asas e em torno de 10 horas faz um canal inicial de aproximadamente 15 centímetros de profundidade que termina em uma pequena câmara.

A rainha inicia o cultivo de um pequeno pedaço de fungo de cerca de 1 milímetro, que trouxe do formigueiro de origem, alimentando-o com gotas fecais. Coloca os primeiros ovos que se transformam em larvas, pupas e então adultos. As primeiras operárias aparecem aproximadamente 60 dias após o vôo nupcial.

Um comentário:

  1. Ola,meu nome é Herik gosto de observar formigas de diferentes especies,principalmente as sauvas,pesquiso muito sobre elas,pois quando eu estiver adulto irei ser biologo ou mirmecologo,ainda tenho 13 anos.Gostaria que voçe podese me dizer em que mes acontece a revoada no nordeste,cidade litoranea.Estou espereando que as tanajuras apareçam para que eu possa pegar uma, e fazer um formigario.Ja tenho os potes e as mangueiras e ja sei a temperatura,mas so falta a rainha. Espero a resposta OBS:moro na cidade grande mas por aqui por perto existem auguns formigueiros de sauvas. Desculpe auguns erros de postugues.

    ResponderExcluir