quinta-feira, 2 de julho de 2009

Organização da sociedade – cada uma desempenha uma tarefa


As formigas adultas não crescem, elas nascem com seu tamanho definitivo. É o tamanho do indivíduo que irá definir sua função na sociedade.

As tarefas desempenhadas podem ser divididas basicamente em quatro principais:

1- o cuidado do fungo e das formas imaturas exercida pelas jardineiras ou enfermeiras, que são as menores formigas da colônia;

2- generalistas, responsáveis por vários tipos de atividades dentro da colônia como a separação do lixo, preparação de vegetais a serem incorporados às espojas de fungo e a reconstrução das esponjas;

3- forrageadoras, responsáveis pela exploração do ambiente externo e a busca por material vegetal;

4- defensoras ou "soldados", responsáveis por repelir ações adversas contra o ninho, principalmente de outras formigas.

Outros estudos demonstram que em Atta, existe uma divisão de tarefas em sub-tarefas, de acordo com uma gradual variação do tamanho do corpo. Por exemplo, a implantação da folha no fungo envolve 4 estágios: sua chegada à câmara de fungo, dois estágios de corte de pedaços das folhas em partes cada vez menores e a inserção na esponja de fungo.

A questão da divisão de tarefas já foi observada em vários níveis da organização social do gênero, o que indica a alta complexidade deste fenômeno e sua diversidade, podendo variar entre espécies, na mesma espécie e numa mesma colônia.

Para fins didáticos, o vídeo “As Saúvas – Uma sociedade de formigas” apresenta as castas de acordo com o tamanho do corpo dos indivíduos e se baseia em mais de uma interpretação sobre a divisão de tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário