quarta-feira, 1 de julho de 2009

Saúvas na História do Brasil


 

As formigas saúvas ou cortadeiras, do gênero Atta, são conhecidas principalmente pelos danos que causam à agricultura. Os formigueiros, contendo milhões de formigas, podem devastar plantações e causar prejuízos à construções civis. As saúvas são responsáveis por grande parte do consumo de folhas nas florestas neo-tropicais e savanas. Estudos recentes sugerem que aproximadamente um terço da biomassa animal da floresta amazônica terra firme é composta por formigas e cupins e que cada hectare de solo contém por volta de 8 milhões de formigas e 1 milhão de cupins. Ao lado de abelhas e moscas, esses insetos compõem mais de 75% de toda a biomassa de insetos existentes no mundo.

 

Aparecem na literatura desde o século XVI em relatos de expedições pelo Brasil no começo do período de colonização. Os jesuítas e viajantes já reportavam sobre as saúvas: “... das formigas porém, só aparecem dignas de menção as que estragam as árvores; as chamadas içás têm cor arruivada , esmagadas cheiram a limão, abrem grandes buracos no chão” das Cartas do padre jesuíta José Anchieta, 1560. 

Marechal Rondon, em 1788, escreveu: “As formigas vermelhas chamadas saúvas na língua do país são insetos formidáveis e só elas comem mais pastagens que os gados. O lavrador vê com seus olhos que em uma noite tosquiam todo um arvoredo, deixando-o incapaz de produzir frutos um par de anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário